ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2020

RS: safra de grãos deverá ser a menor desde 2016

Segundo a Emater-RS, a safra de grãos de verão 2019/2020 do Rio Grande do Sul deverá ser a menor desde 2016, com o total de 28,720 milhões de toneladas de grãos. Se a projeção se confirmar, a colheita será 13,8% menor que o previsto inicialmente, em agosto do ano passado, e interromperá três ciclos consecutivos de crescimento da produção de grãos no Estado. Para a safra 2019/2020, a estimativa é de que o Estado deverá colher 16,540 milhões de toneladas de soja, 4,690 milhões de toneladas de milho em grão, 9,9 milhões de toneladas de milho silagem, 7,4 milhões de toneladas de arroz e 91.938 toneladas de feijão. A previsão é de que a produção total represente R$ 32,72 bilhões para a economia do Estado.

O volume poderia ser R$ 4,28 bilhões maior caso não fossem registradas perdas nas lavouras de soja e milho. Os dados foram levantados na segunda quinzena de fevereiro. A revisão para baixo na estimativa de safra decorre das adversidades climáticas que prejudicaram as lavouras, como a seca registrada desde dezembro do ano passado. Mesmo assim, apesar dos números, essa é considerada a quinta melhor safra do Estado, em virtude do incremento acentuado no rendimento de produção dos últimos anos. As estimativas podem ser atualizadas a qualquer momento, em virtude do baixo percentual de área colhida de algumas culturas e de ocorrências meteorológicas que possam interferir de forma expressiva nas projeções.

O governador do Rio Grande do Sul reforçou o pedido de entidades produtivas de que o governo prorrogue o financiamento de agricultores afetados pela seca à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O apelo foi feito na abertura da feira Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque. A medida contemplaria os empréstimos voltados a custeio e investimentos nas lavouras afetadas pelo excesso de calor e pela falta de chuva, que atingiram em cheio culturas como milho e soja. A demanda é discutida entre os Ministérios da Agricultura e da Economia. O Ministério da Agricultura está analisando o tema. Fontes: G1, Broadcast Agro, Emater-RS e Cogo Inteligência em Agronegócio.