ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2020

Futuros de soja em alta acompanhando o milho

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta terça-feira (03/03). O mercado foi influenciado pela alta expressiva do milho, que pode ter levado fundos que investem em commodities a recomprar posições. O desempenho do óleo de soja, que subiu 0,86%, contribuiu para os ganhos. O derivado deu continuidade ao movimento de recuperação iniciado na segunda-feira (02/03), após a perda de 7,5% acumulada na semana passada.

O vencimento maio da oleaginosa subiu 2,50 cents (0,28%) e fechou a US$ 9,03 por bushel. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reduziu a taxa básica de juro em 0,50%, na tentativa de mitigar o impacto do coronavírus sobre a economia. Após o anúncio, o Fed reconheceu as limitações da medida. Mas, a redução deve dar um impulso significativo à economia. Os mercados acionários na Bolsa de Nova York passaram a cair após as declarações do dirigente, mas os futuros de grãos não foram contaminados pelo sentimento negativo.

Traders aguardam uma decisão sobre o imposto de exportação na Argentina. O dólar ainda continua bastante valorizado ante o Real apesar do corte de juros pelo Fed, o que impediu uma alta mais acentuada da oleaginosa. Em 2020, a valorização acumulada pela moeda norte-americana é de mais de 12%. A perspectiva de uma safra recorde no Brasil também limitou os ganhos.