ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Fev/2020

Futuros de soja têm altas acompanhando o farelo

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quinta-feira (27/02), influenciados pelo desempenho do farelo de soja. O derivado avançou 1,78%, ainda impulsionado por um movimento de cobertura de posições vendidas após a notícia de que a Argentina suspendeu registros de exportação de produtos agrícolas. A Argentina é o principal exportador mundial de farelo. O vencimento maio da soja em grão subiu 3,00 cents (0,34%) e fechou a US$ 8,95 por bushel.

A alta do foi limitada por preocupações com o avanço do coronavírus, pelo fortalecimento do dólar ante o Real e pela queda do petróleo. A apreciação da moeda norte-americana tende a estimular as vendas externas do Brasil, maior concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O recuo do petróleo faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

Dados de vendas externas dos Estados Unidos vieram abaixo da expectativa do mercado. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores venderam 339.300 toneladas de soja da safra 2019/2020 na semana encerrada em 20 de fevereiro. O volume representa queda de 31% ante a semana anterior e de 38% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2020/2021, foram comercializadas 22.100 toneladas.