ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Fev/2020

Coronavírus: incertezas sobre a demanda por soja

Há incertezas sobre o efeito do avanço do coronavírus na demanda por commodities. A expectativa de que os mercados teriam um pouco mais de tranquilidade após a assinatura da “Fase 1” do acordo entre os Estados Unidos e a China não aconteceu. Isso se deve principalmente às dúvidas provocadas pelo coronavírus, além de inúmeras revisões para cima e para baixo das safras.

Quanto à soja, mesmo com o aumento de 18% na produção norte-americana em 2020/2021, previsto pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os estoques do país podem cair, com a demanda interna firme e possibilidade de aumento das exportações. Um segundo déficit no mercado global de soja é possível, mesmo com grandes volumes sendo fornecidos pela América do Sul.

Entretanto, isso dependerá da demanda global por soja. Resta saber se o cenário otimista do USDA será preciso. Certamente, a probabilidade de isso acontecer diminuiu como resultado das crescentes preocupações nos últimos dias sobre a disseminação do coronavírus. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.