ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Fev/2020

Futuros de soja mantêm tendência de estabilidade

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira (11/02). O vencimento março ganhou 0,50 cent (0,06%) e fechou a US$ 8,84 por bushel. Os preços fecharam em terreno positivo nas sete primeiras sessões de fevereiro, mas os ganhos foram modestos, de 1,40% no período.

Os preços ainda estão baixos e continuam atraindo alguns compradores, após a queda de 8,4% acumulada em janeiro. No entanto, incertezas sobre as compras chinesas de produtos agrícolas dos Estados Unidos impedem uma alta mais acentuada. A perspectiva de uma safra recorde no Brasil também limita os ganhos.

Nesta terça-feira (11/02), em seu relatório mensal de oferta e demanda, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou sua estimativa para a produção brasileira de 123 milhões para 125 milhões de toneladas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou a safra brasileira em 123,2 milhões de toneladas. O governo dos Estados Unidos reduziu sua projeção de estoques domésticos de soja ao fim da temporada 2019/2020, 12,92 milhões para 11,55 milhões de toneladas.

A menor previsão foi motivada principalmente pela expectativa de aumento das exportações norte-americanas. Na semana passada, o USDA informou que o relatório de fevereiro não incorporaria a possibilidade de maior demanda por grãos decorrente da primeira fase do acordo comercial entre Estados Unidos e China, assinada em janeiro. Quanto aos estoques mundiais, a projeção do USDA foi elevada de 96,67 milhões para 98,86 milhões de toneladas.