ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jan/2020

RS: chuvas retornam, mas ainda há preocupações

A atuação de um vórtice ciclônico na região do Nordeste leva condições de estiagem para áreas do Matopiba nos próximos dias. Segundo o Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já estava previsto o período sem chuvas e as condições devem mudar na região a partir do próximo dia 17. Imagens de satélite do Inmet indicam que a atuação do vórtice está acontecendo em todo o Nordeste, com destaque para o oeste da Bahia, importante região de produção agrícola e que já está com o volume de chuva mais baixo quando comparada com os demais estados do Matopiba.

A previsão indica que as chuvas voltam acontecer dia 17, mas ainda em volumes baixos. O sistema vai subir mais para o norte, dando mais condições de chuvas aos poucos no norte de Minas e da Bahia. De acordo com os mapas de previsão do NOAA, no período entre 14 e 21 de janeiro, volta a chover no oeste da Bahia, com precipitações previstas entre 13 e 20 mm. Neste período, os volumes já ficam mais elevados nas demais áreas do Matopiba. Entre 21 e 29 de janeiro os mapas indicam chuvas mais volumosas para oeste da Bahia, com precipitações entre 90 e 100 mm, sendo esperados os volumes mais expressivos para o Tocantins e Maranhão, com precipitação de até 125 mm em alguns pontos.

Já no sul do país, uma frente fria vindo da Argentina deve chegar na região entre o dia 16 e 17, levando condições de chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul. São esperados acumulados entre 30 e 50 mm de precipitação, podendo ser registrados pontos com 70 mm na região central do estado. Dia 16 haverá chuvas mais intensas pegando a parte central do Rio Grande do Sul e depois vai subindo mais ao norte. São chuvas significativas passando de 70 mm. Fonte: Inmet. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.