ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jan/2020

Futuros fecham em alta com ajustes de posições

Os futuros de soja fecharam em leve alta nesta quarta-feira (08/01) na Bolsa de Chicago. Traders continuaram ajustando posições antes do relatório mensal de oferta e demanda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgará nesta sexta-feira (10/01). O vencimento março ganhou 3,25 cents (0,34%) e fechou a US$ 9,47 por bushel.

A alta também foi sustentada por sinais de que tanto os Estados Unidos quanto o Irã devem evitar uma escalada do conflito no Oriente Médio, após o Irã ter atacado duas bases militares utilizadas pelos Estados Unidos no Iraque. Em pronunciamento nesta quarta-feira (08/01), o presidente norte-americano, Donald Trump, não sinalizou novos ataques em resposta aos mísseis iranianos.

Investidores também aguardam detalhes sobre a "Fase 1" do acordo comercial entre Estados Unidos e China, que deve ser assinada na semana que vem. Os agricultores, em particular, querem saber se o documento contém mesmo um compromisso firme da China de aumentar suas compras de produtos agrícolas. O texto será divulgado somente após a assinatura.

Os mercados vão, compreensivelmente, continuar céticos, tendo em vista o histórico da China quando se trata de cumprir acordos negociados previamente. A perspectiva de uma safra volumosa no Brasil limitou os ganhos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta quarta-feira (08/01) sua estimativa de produção em 2019/2020, de 121,1 milhões para 122,2 milhões de toneladas. A nova projeção representa aumento de 2,6% ante o ciclo anterior.