ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Dez/2019

Brasil assume liderança na produção global de soja

O jornal britânico Financial Times destacou a posição brasileira na produção de soja, com a possibilidade de o País ultrapassar os Estados Unidos no momento que uma guerra comercial com a China e condições climáticas extremas afetam a agricultura norte-americana. O diário ressaltou que a colheita do Brasil deve render 121,1 milhões de toneladas de soja no início de 2020, citando dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgados na terça-feira (10/12).

O total é 25% maior do que a safra americana recém-colhida de 96,6 milhões de toneladas. Segundo o Conselho de Exportação de Soja dos Estados Unidos, é a primeira vez que o país norte-americano terá uma safra menor do que o Brasil. A tarifa de 25% que o governo chinês impôs ao produto dos Estados Unidos permanece em vigor enquanto os dois países negociam novos termos sobre política comercial e industrial. Paralelamente, a demanda por soja brasileira sustentou o preço e o Brasil se tornou competitivo com preços no Porto de Paranaguá (PR) de US$ 363,50 por tonelada nesta semana, ante US$ 348,00 por tonelada na costa do Golfo dos Estados Unidos.

O Real caiu cerca de 7% em relação ao dólar ao longo do ano, aumentando o valor da soja para os produtores brasileiros. O dólar forte está realmente dando um sinal para outros produtores de todo o mundo aumentarem sua produção, se puderem, porque está oferecendo preços muito favoráveis, e o dólar forte está tendo o efeito oposto sobre os produtores norte-americanos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.