ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Dez/2019

Chicago fecha em alta com cobertura de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta pela quinta sessão seguida nesta segunda-feira (09/12), com um movimento de cobertura de posições vendidas e a expectativa de avanço na negociação comercial entre Estados Unidos e China. O vencimento março subiu 8 cents (0,89%) e fechou a US$ 9,11 por bushel. É provável que fundos cubram ainda mais posições vendidas nesta semana. De acordo com dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a posição líquida vendida dos fundos mais do que dobrou na semana encerrada em 3 de dezembro, passando de 44.656 para 101.718 lotes.

Provavelmente, muitos traders foram pegos de surpresa pelo saldo vendido dos fundos, que ficou acima da expectativa. Traders também aguardam novidades sobre as negociações comerciais entre Estados Unidos e China. A expectativa de avanços nas discussões é maior nesta semana porque, no dia 15 de dezembro, os Estados Unidos podem impor novas tarifas sobre produtos chineses. Segundo dados preliminares divulgados pela Administração Geral de Alfândegas da China, o país importou 8,28 milhões de toneladas de soja em novembro, 54% a mais do que no mesmo mês de 2018.

No acumulado de janeiro a novembro de 2019, as importações da oleaginosa apresentam recuo de 4,1%, para 78,97 milhões de toneladas. As compras de soja norte-americana pela China avançaram 40,9% em novembro. Na semana passada, o país asiático anunciou que isentaria de tarifas parte da soja e da carne suína norte-americana. Quanto ao relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta terça-feira (10/12), a perspectiva é de um leve ajuste na previsão de estoque em 2019/2020.