ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Dez/2019

Chicago fecha com futuros praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira (03/12). O mercado tentou se recuperar após ter caído nas oito sessões anteriores e acumulado perda de 4,5% no período. Porém, incertezas sobre um acordo comercial entre Estados Unidos e China impediram uma alta mais acentuada das cotações. O vencimento janeiro ganhou 0,50 cent (0,06%) e fechou a US$ 8,71 por bushel.

O presidente norte-americano, Donald Trump, sinalizou que uma guerra comercial com a China pode se arrastar até após a eleição presidencial de 2020. Trump afirmou que não há prazo para a assinatura do acordo e que, de certa forma, gosta da ideia de esperar até depois da eleição. Para agricultores e traders, as declarações de Trump sugerem que um acordo para garantir mais compras chinesas de produtos agrícolas norte-americanos não deve se materializar antes de 15 de dezembro, quando os Estados Unidos podem impor mais tarifas sobre produtos chineses.

Dados publicados na segunda-feira (02/12) após o fechamento do mercado mostraram que fundos de investimento passaram a apostar na queda dos preços de soja na Bolsa de Chicago. Na semana encerrada no dia 26 de novembro, a posição líquida desses participantes passou de comprada em 11.676 lotes para vendida em 44.656 lotes, de acordo com números da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).