ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Dez/2019

Chicago fecha em baixa com incertezas comerciais

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa na sexta-feira (29/11), refletindo preocupações do mercado com as negociações comerciais entre Estados Unidos e China. O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou, no dia 27 de novembro, legislação do Congresso que apoia a onda de manifestações iniciada há cerca de seis meses em Hong Kong. Há temores de que a decisão de Trump prejudique o andamento das discussões entre os dois países.

O vencimento janeiro da oleaginosa recuou 5,25 cents (0,60%) e fechou a US$ 8,76 por bushel. Os preços caíram apesar de dados de vendas externas dos Estados Unidos que superaram a expectativa do mercado. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 1,66 milhão de toneladas de soja da safra 2019/2020, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada no dia 21 de novembro.

O volume representa alta de 14% ante a semana anterior e de 25% em relação à média das quatro semanas anteriores. Somente a China comprou mais de 830 mil toneladas do total. As processadoras de soja estão redirecionando suas compras para Brasil e Argentina e o mercado norte-americano está caindo para tentar compensar esse movimento. A posição de exportadores dos Estados Unidos fica mais complicada com o fortalecimento do dólar ante o Real.