ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Nov/2019

Evolução do plantio da safra de soja 2019/2020

O plantio da safra de soja 2019/2020 no Brasil avançou para 47,0% da área estimada até sexta-feira (01/11), o que ainda mostra atraso na comparação com os 61,6% no mesmo período da safra passada, mas já está alinhado com 49,5% da média histórica para a época. O plantio da atual safra está mais lento do que no ano passado, devido à menor umidade registrada na temporada atual. Ainda assim, houve um avanço de 12 pontos percentuais nos trabalhos na última semana, em relação à semana anterior. No Paraná, 65% da área havia sido semeada até o dia 28 de outubro. Em Mato Grosso, o plantio também se intensificou nos últimos dias e 64,5% da área havia sido semeada até o dia 25 de outubro, abaixo dos 73,2% em igual período de 2018.

No Rio Grande do Sul, o plantio é mais tardio frente ao Paraná e Mato Grosso, mas, nesta temporada, os produtores estão mais adiantados que na safra passada, com 13% da área semeada, acima dos 10% em igual período de 2018. Em Santa Catarina, o plantio está em 30% da área estimada. Há uma desaceleração do plantio nos Estados do Centro-Sul do Brasil, devido à falta de chuvas recentes. As irregularidades de chuvas devem continuar nos próximos dias na região Centro-Oeste. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nos próximos dias, as chuvas seguirão acontecendo em apenas alguns pontos da região e com volumes baixos.

Os mapas do Inmet indicam que há uma massa de ar seco bloqueando a passagem do corredor de umidade que vem da Amazônia, impedindo assim as chuvas na região. Nesta primeira quinzena de novembro, haverá irregularidade bastante significativa na região Centro-Oeste do país. As condições de tempo seco devem continuar até, pelo menos, o final desta primeira quinzena de novembro. A estação de chuvas já está atrasada, quando comparada com as médias dos outros anos. Normalmente, as chuvas começam a acontecer com regularidade na segunda quinzena de outubro. Na Região Sul, as chuvas voltaram em níveis satisfatórios e devem continuar durante essa semana.