15/Out/2019
O plantio de soja no Brasil atingiu apenas 11,5% da área estimada para a safra 2019/2020 até o dia 11/10, registrando atraso ante a média histórica, após um início mais lento dos trabalhos pelo clima seco. Com o tempo adverso registrado nas principais áreas produtoras este ano, o ritmo também tem forte atraso ante a mesma época da safra anterior, quando 20,5% da área de soja estava plantada. Esse é o início mais lento desde a safra 2013/2014, quando 4,5% da área brasileira estava plantada neste período de outubro.
O tempo mais seco neste ano e a irregularidade de chuvas deixam produtores mais cautelosos em realizar o plantio, que nesta mesma época em 2018 havia alcançado 9,5% da área plantada. Muitas áreas nos principais produtores do Brasil ainda não contam com umidade suficiente para garantir segurança ao plantio e à germinação. O plantio de soja em Mato Grosso atingiu 16,3% da área estimada, avanço de 10 pontos percentuais em relação à semana anterior, embora prossiga atrasado ante a média histórica.
A média histórica de plantio para este período é de 19,1% da área estimada, enquanto em 2018/2019, com ritmo acelerado devido a chuvas benéficas, a semeadura nesta época era registrada em 27,2% da área prevista. Entretanto, o atraso nesta temporada brasileira deve ser minimizado com a melhora das chuvas esperada para este mês e a capacidade de plantio rápido de produtores brasileiros. Acesse no link abaixo o relatório de tendências de clima e chuvas da Somar Meteorologia, elaborado com exclusividade para os nossos clientes de consultoria: