07/Out/2019
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (04/10). Os ganhos foram sustentados pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras da commodity. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja.
O vencimento novembro da oleaginosa subiu 4,50 cents (0,49%) e fechou a US$ 9,16 por bushel. Além disso, a expectativa é de que o clima úmido em partes do Meio Oeste dos Estados Unidos continue atrasando a colheita. Segundo a meteorologia, pode chover em áreas do oeste e do centro-norte da região nos próximos dias. Além disso, há possibilidade de geadas em algumas localidades, mas isso não resultou em alta mais acentuada dos preços.
Tendo em vista como as temperaturas caíram, é surpreendente que não tenham desencadeado uma grande preocupação. Traders mantiveram uma postura cautelosa por causa dos eventos previstos para esta semana. Uma nova rodada de negociações entre representantes de Comércio dos Estados Unidos e da China está marcada para começar no dia 10 de outubro. No mesmo dia, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica seu relatório mensal de oferta e demanda.