ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Set/2019

Chicago estável com incertezas políticas nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta quinta-feira (26/09). Segundo traders, a perspectiva de compras chinesas volumosas foi ofuscada pelo clima de incerteza política, com a ameaça de impeachment do presidente norte-americano, Donald Trump. O vencimento novembro da oleaginosa cedeu 0,75 cent (0,08%) e fechou a US$ 8,88 por bushel. A Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgou uma versão da denúncia anônima contra Trump, que embasa o pedido do processo de impeachment.

Donald Trump teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a investigar o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, que é pré-candidato à presidência do país em 2020. Nesta quinta-feira (26/09), o Ministério de Comércio da China afirmou que empresas locais concordaram em comprar grandes volumes de soja e carne suína dos Estados Unidos, antes da nova rodada de negociações comerciais entre os dois países, marcada para o mês que vem. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram vendas de 257 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para o ano comercial 2019/2020.

Somente nesta semana, as vendas para o país asiático já superam 800 mil toneladas. Além disso, exportadores venderam 1,04 milhão de toneladas de soja da safra 2019/2020 na semana encerrada no dia 19 de setembro. O volume representa queda de 40% ante a semana anterior. As vendas para a China, porém, foram de apenas 391.400 toneladas. Investidores também ajustaram posições antes do relatório trimestral de estoques que o USDA publica na segunda-feira (30/09).