ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Set/2019

Chicago recua com o clima mais favorável nos EUA

Os futuros de soja fecharam em baixa nesta quarta-feira (18/09) na Bolsa de Chicago, refletindo o clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, as temperaturas devem continuar acima da média na região, favorecendo o desenvolvimento da safra. Além disso, chuvas devem contribuir para o enchimento de grãos.

Não há previsão de frio intenso nos próximos dez dias. Apesar das condições benéficas, o tamanho da safra de soja vai depender de quando ocorrerá a primeira geada mais intensa. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 5,00 cents (0,56%) e fechou a US$ 8,88 por bushel. Com a safra mais próxima da reta final nos Estados Unidos, traders estão começando a prestar atenção nas condições para o plantio no Brasil. Em Mato Grosso, o clima está seco e extremamente quente, e deve continuar assim nos próximos sete dias. Os produtores devem aguardar chuvas para iniciar a semeadura.

Por enquanto, isso não é motivo de preocupação. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima a produção brasileira em 123 milhões de toneladas em 2019/2020. Também pesou sobre os negócios o fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas brasileiras da commodity. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja.