ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Set/2019

Chicago fecha em baixa com a guerra comercial

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa na sexta-feira (06/09), apesar de fortes vendas externas dos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores venderam 69.400 toneladas de soja da safra 2018/2019, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada no dia 29 de agosto. O volume representa queda de 27% ante a semana anterior. Para a safra 2019/2020, foram vendidas 788.400 toneladas. A soma das duas safras é de 857.800 toneladas.

O vencimento novembro da oleaginosa recuou 3,75 cents (0,44%) e fechou a US$ 8,57 por bushel. Segundo traders, a ausência de compras chinesas na semana pode estar pressionando as cotações. A disputa comercial com a China não deve se resolver tão cedo, e isso traz preocupações quanto aos amplos estoques norte-americanos, já que os Estados Unidos não conseguiram até agora encontrar uma alternativa adequada para compensar a menor demanda chinesa.

As negociações na Bolsa de Chicago devem seguir em ritmo lento até a próxima quinta-feira (12/09), quando o USDA publica seu relatório mensal de oferta e demanda. Chuvas e alagamentos durante a primavera do Hemisfério Norte prejudicaram o plantio e isso atrasou o desenvolvimento das lavouras, gerando muitas dúvidas sobre a safra. Para alguns traders, o documento pode dar uma ideia mais clara sobre a produtividade.