ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Ago/2019

Chicago fecha em alta com o clima seco nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta na sexta-feira (02/08), refletindo a mudança do clima no Meio Oeste dos Estados Unidos para um padrão mais seco. Segundo a meteorologia, há risco inclusive de uma estiagem de curta duração e forte intensidade. O tempo seco pode prejudicar ainda mais a safra, que já foi afetada por atrasos no plantio devido ao excesso de chuvas durante a primavera no Hemisfério Norte.

As temperaturas devem se manter próximas da média, aliviando um pouco o estresse nas lavouras. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 3,25 cents (0,38%) e fechou a US$ 8,68 por bushel. Compras de oportunidade também deram suporte às cotações, após o mercado ter recuado nas três sessões anteriores e acumulado perda de 4,3% no período. Os ganhos, porém, foram limitados pela perspectiva de acirramento da disputa comercial entre Estados Unidos e China.

Na quinta-feira (1º/08), o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos vão impor em 1º de setembro uma tarifa de 10% sobre mais US$ 300 bilhões em produtos chineses. A ameaça foi feita após autoridades dos dois países terem concluído mais uma rodada de negociações sem progresso significativo. Donald Trump afirmou que a China não cumpriu sua promessa de comprar produtos agrícolas dos Estados Unidos em grandes quantidades.