ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jul/2019

RS adotará o período do vazio sanitário para soja

O Rio Grande do Sul terá uma instrução normativa definindo o vazio sanitário da soja e o calendário de plantio da oleaginosa. A decisão foi tomada no dia 4 de julho durante reunião da Câmara Setorial da Soja na Secretaria de Agricultura do Estado. Até o ano passado, o Rio Grande do Sul não adotava vazio sanitário, período no qual não é permitido manter plantas vivas no campo para evitar a ferrugem asiática.

O Estado se tornou na safra 2018/2019 o segundo maior produtor da oleaginosa, ultrapassando o Paraná, com 19,187 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A soja é muito importante para economia local, ainda mais em um momento em que o Estado precisa do trabalho de todos os setores para retomar o desenvolvimento. Representantes de produtores, indústria, pesquisadores, Ministério da Agricultura e do sistema financeiro discutiram os detalhes sobre a melhor época para o plantio, a data limite para a colheita e o período de vazio sanitário.

Além de já ter sido fechada uma minuta de proposta da instrução normativa, serão agendadas reuniões com a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina para tentar harmonizar os calendários dos dois Estados. O vazio sanitário já é adotado em treze Estados produtores de soja e no Distrito Federal, inclusive os demais Estados da Região Sul, Santa Catarina e Paraná, conforme dados da Embrapa. Uma nova reunião sobre o tema foi agendada para 29 de agosto, durante a Expointer. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.