ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jul/2019

Chicago fecha em baixa com melhor clima nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (02/07). O mercado ainda é pressionado pela expectativa de clima mais quente no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, a previsão para os próximos cinco dias é de temperaturas próximas ou acima da média na região, o que deve beneficiar o desenvolvimento da safra. Após esse intervalo, os modelos indicam tempo mais frio e alguns períodos de chuva.

De modo geral, as condições são favoráveis, mas muitas áreas estão com o desenvolvimento atrasado por causa do clima excessivamente úmido durante a primavera no Hemisfério Norte. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 9,75 cents (1,07%) e fechou a US$ 8,98 por bushel. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que apenas 54% da safra de soja tinha condição boa ou excelente até a semana passada, sem variação em relação à semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 71%.

O plantio da soja estava 92% concluído, ante 99% na média dos cinco anos anteriores. Além disso, 83% da safra tinha emergido, em comparação a 95% na média de cinco anos. Os estoques volumosos do grão nos Estados Unidos também vêm pesando sobre os negócios. Os preços da soja e do trigo continuam sob pressão por causa dos grandes estoques da safra velha, o que propicia ampla margem para erro este ano. Uma referência à possibilidade de uma produção abaixo da expectativa.