ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jun/2019

Chicago fecha em baixa com os estoques dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (25/06). O desempenho refletiu os amplos estoques da oleaginosa nos Estados Unidos e um pessimismo do mercado em relação ao encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, durante a cúpula do G-20 nesta semana no Japão. O vencimento novembro caiu 6,25 cents (0,67%) e fechou a US$ 9,26 por bushel.

Nesta sexta-feira (28/06), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica seu relatório trimestral de estoques. Os estoques norte-americanos vêm aumentando por causa da disputa comercial entre Estados Unidos e China e dos surtos de peste suína africana (PSA) no país asiático, que estão reduzindo a necessidade da China por soja para ração animal. Mesmo que a área semeada seja menor do que a do ano passado, a oferta ainda é bastante grande.

Investidores também temem que a reunião entre Donald Trump e Xi Jinping no Japão seja apenas o reinício de discussões comerciais e não resulte em acordo definitivo entre os dois países. Isso indica que a demanda por soja dos Estados Unidos vai cair por mais um ano. Esses fatores acabaram ofuscando o fraco início da safra de soja nos Estados Unidos. Segundo o USDA, 54% da área de soja do país tinha condição boa ou excelente até a semana passada. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 73%. O plantio estava 85% concluído, ante 97% na média de cinco anos.