ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jun/2019

Exportações estimadas em 65 milhões t em 2019

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) manteve a previsão de exportação de soja do Brasil em 2019 em 65 milhões de toneladas em 2019. Entretanto, se trata de uma safra de soja menor do que a do ano passado no Brasil. Os números de exportação até a primeira semana de junho estão 10% abaixo do observado em 2017. O ano de 2018 foi um ponto fora da curva. A exportação começou o ano passado muito forte e explodiu no segundo semestre por causa da questão da guerra comercial.

Entretanto, se o impasse entre Estados Unidos e China persistir, pode ser um fator de elevação na previsão de exportação do País. Se a guerra comercial de fato continuar, o País teria capacidade para enviar até 68 milhões de toneladas de soja para o exterior. Mantendo um prêmio alto, câmbio favorável e guerra comercial até o fim do ano, o Brasil tem possibilidade de exportar mais do que 65 milhões de toneladas, mas não muito mais. O tamanho da safra vai ser um limitante.

É destaque o efeito negativo do aumento das recuperações judiciais de produtores rurais para a negociação da próxima safra. É uma situação que traz muita insegurança para as tradings na forma que elas trabalham o financiamento e a compra antecipada de volumes. Isso vai impactar principalmente a próxima safra de soja. Tradings vão ter muito mais cautela na hora de oferecer crédito aos produtores. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.