ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Jun/2019

Preço da soja poderá subir menos do que o milho

Segundo relatório do Itaú BBA, existe maior chance de os preços do milho se manterem nos patamares atuais do que os da soja, pois não há tantas notícias altistas que possam levar a soja a outro patamar de preço. É importante ressaltar os estoques amplos de soja no mundo em 2018/2019. Mesmo com choque na produção norte-americana, a relação estoque/uso no mundo ainda deve ser folgada. As altas recentes refletem muito a reversão de posicionamento de fundos e não tanto um aperto na oferta.

Se correr tudo bem com a safra dos Estados Unidos, os preços da soja podem ficar abaixo de US$ 8,00 por bushel, segundo o Itaú BBA. Para uma mudança estrutural nos patamares de preço precisaria haver uma quebra significativa na soja. A grande questão no mercado atualmente é saber qual será a área plantada nos Estados Unidos.

Ainda há janela para plantar soja nos Estados Unidos, mas nos próximos 15 dias deve ter precipitação acima da média dos últimos anos, e isso tende a dificultar o avanço do plantio. Contudo, por enquanto a perspectiva é de temperaturas e chuvas normais durante o desenvolvimento nos Estados Unidos. Além disso, falta liquidez para o travamento de preço da soja para safras futuras devido ao tabelamento do frete e à guerra comercial. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.