ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mai/2019

Matopiba: variedade tolerante ao estresse hídrico

A Embrapa lançou na 15ª edição da Bahia Farm Show a variedade de soja BRS 8980 Ipro, que tem, entre os seus atrativos, ser mais resistente a períodos secos, ao mesmo tempo em que conta com a tecnologia Ipro, de proteção contra lagartas. A variedade foi desenvolvida em parceria com a Fundação Bahia. A região oeste da Bahia, como todo o MATOPIBA, é uma área que normalmente tem curtos períodos de estiagem, que ocorrem durante a temporada de chuvas, e eles normalmente são responsáveis pela redução da produtividade e por causar estresse na planta. O agravante é que os solos do MATOPIBA são em geral mais arenosos, tendendo a secar rapidamente. A região enfrentou problemas de seca consecutivas por cinco safras até 2016/2017, mas em 2017/2018 2018/2019 obteve boas colheitas. Foram 10 anos de testes em toda a região centro-norte do País. A variedade permite à planta desenvolver um sistema mais robusto e profundo de raízes.

Como a planta tem mais raízes e as raízes se aprofundam mais, ela consegue sugar água das partes mais profundas do perfil do solo, enquanto outras variedades menos adaptadas acabam se limitando à parte superior. Em qualquer falta de água, variedades que não têm essa raiz agressiva entram em estresse mais rapidamente. A quantidade e profundidade das raízes permite que a planta consiga “escapar” com mais facilidade dos veranicos (período prolongado de clima quente e seco) e produzir mais independente das condições climáticas. A variedade é recomendada para Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. O uso de uma variedade adaptada para a região e estável, independente das condições climáticas, não pode perder produtividade, esta é uma das quatro maneiras de reduzir os prejuízos causados pela falta de umidade às lavouras. Outras medidas importantes são a correção do perfil de solo, a escolha de uma semente de alta qualidade e o cuidado com as folhas das plantas.

A BRS 8980 Ipro também é menos suscetível a prejuízos por nematoides. Além das raízes mais profundas, há maior quantidade de raízes perto da superfície, o que permite uma diluição dos ataques de nematoides, que normalmente ficam a 10 a 15 cm de profundidade. Para uma mesma população de nematoides, se a planta tem mais raízes dilui o prejuízo causado por eles. Além disso, trata-se de uma variedade Ipro, com proteção contra lagartas como a da soja e a falsa medideira. Isso facilita o manejo integrado de pragas, reduzindo as aplicações de inseticidas, e o manejo biológico, permitindo um maior equilíbrio agroecológico. Sementes com a tecnologia já estão sendo vendidas na região. A expectativa é de que haja uma adoção rápida dessa variedade e que ela consiga cumprir o seu papel, que é facilitar o manejo para os produtores, aumentar a produtividade e reduzir o custo de produção. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.