ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mai/2019

Chicago tem altas com o plantio atrasado nos EUA

Os contratos futuros de soja fecharam em alta nesta quinta-feira (30/05) na Bolsa de Chicago. O vencimento julho subiu 17,00 cents (1,95%) e fechou a US$ 8,89 por bushel. O avanço dá continuidade aos ganhos da sessão anterior e ainda reflete uma reação do mercado ao relatório semanal de acompanhamento de safra publicado na terça-feira (28/05) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O relatório mostrou plantio bastante atrasado.

A soja com plantio tardio costuma ter qualidade pior e, com isso, é necessária mais soja para produzir óleo e farelo da mesma qualidade. A meteorologia estima que, no Meio Oeste dos Estados Unidos, deve haver chuvas mais leves na próxima semana, o que pode oferecer oportunidades de plantio. Além disso, o Conselho Internacional de Grãos (IGC) anunciou que aumentou as estimativas de consumo de grãos para a safra 2018/2019 ante a previsão do mês anterior.

O IGC estima também que, para a safra 2019/20, o consumo de grãos deve crescer mais rapidamente do que a oferta, o que poderia levar a um aumento de preços. O consumo deve ter aumento anual de 1,2%, enquanto a oferta total (soma da produção e dos estoques do ano anterior) deve subir 0,4%. O mercado não reagiu à reportagem da Bloomberg que afirma que a China pode ter suspendido compras da soja norte-americana, pois já não estavam comprando de qualquer forma. O foco dos traders agora não é mais a China, mas sim o atraso no plantio dos Estados Unidos.