ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Mai/2019

Chicago fecha em alta com clima úmido nos EUA

Os contratos futuros de soja fecharam em alta nesta segunda-feira (20/05) na Bolsa de Chicago, com preocupações com o clima úmido nos Estados Unidos e o atraso no plantio no Meio Oeste. O vencimento julho subiu 10 cents (1,22%) e fechou a US$ 8,31 por bushel. Após um fim de semana chuvoso, são esperadas mais precipitações no cinturão. A soja apresenta atraso nos trabalhos de campo, mas tem registrado ganhos menores do que os do milho e trigo porque a janela de plantio da oleaginosa se estende por mais tempo. Outro fator que limita o avanço dos preços é a possibilidade de migração de área de milho para soja.

Em oito estados, a data final de plantio de milho para fins de seguro é 25 de maio e para outras áreas do Kansas, Missouri, Iowa, Wisconsin, Kentucky, Dakota e Minnesota, a data final é 31 de maio. As datas para encerrar o plantio de soja começam em 10 de junho, proporcionando aos agricultores uma pequena janela de oportunidade para mudar de cultura. O mercado obteve algum suporte, entretanto, da retirada das tarifas retaliatórias sobre os produtos agrícolas dos Estados Unidos graças ao acordo com o Canadá e o México para suspender taxas norte-americanas sobre importações de aço e alumínio. Mas, a guerra comercial entre Estados Unidos e China se mantém no radar.

Há temores de retaliação chinesa depois que empresas norte-americanas, como o Google, começaram a suspender relações com a Huawei após decreto dos Estados Unidos limitar, na prática, as operações da asiática de tecnologia em solo norte-americano. O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China afirmou que o país vai monitorar o desenvolvimento da situação, mas não indicou como o governo chinês reagirá. A China apoia as empresas nacionais para que adotem armas legais para defender seus direitos legítimos. O relatório semanal de inspeção de embarques ao exterior do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que o volume embarcado de soja recuou 3,29% na semana encerrada no dia 16 de maio ante a semana anterior, para 497.070 toneladas.