ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mai/2019

China: inspeção rigorosa sobre a soja do Canadá

Autoridades alfandegárias da China reforçaram as inspeções sobre soja importada do Canadá, com pelo menos duas cargas rejeitadas nesta semana. Existe a possibilidade de que a soja possa ser o próximo produto canadense visado pelo governo chinês. A China revogou as licenças de importação de sementes de canola em março, um movimento que o primeiro-ministro do Canadá vinculou à disputa geopolítica entre os Estados Unidos e a China. O Canadá se envolveu na disputa por causa de sua decisão de prender a executiva sênior da Huawei Technologies a pedido do governo norte-americano, sob os termos de um tratado de extradição.

As autoridades alfandegárias chinesas estão atrasando as inspeções de importação de soja e fazendo testes para uma rede mais ampla de possíveis contaminantes, alguns dos quais não testados por inspetores de alimentos no Canadá antes de receber aprovação para embarque para a China. Sabe-se, conforme relatado pelos exportadores canadenses, que duas cargas separadas foram rejeitadas nesta semana, ambas ocorrendo no porto de entrada de Yantian.

A investigação chinesa abrange um número maior de pragas e há risco de rejeição de remessas. A China é o principal mercado de exportação para os produtores de soja canadenses, com os dados anuais mais recentes indicando vendas de quase 1 bilhão de dólares canadenses (US$ 743 milhões). Autoridades do Canadá afirmaram há algumas semanas que estavam cientes de inspeções mais rigorosas feitas por agentes alfandegários chineses de outros produtos agrícolas canadenses, fora a canola, em vários portos da China. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.