ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mai/2019

Chicago fecha em baixa com tensões comerciais

Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago fecharam em queda nesta quarta-feira (08/05), mesmo depois de abrirem em leve alta. Traders acompanham as negociações comerciais entre Estados Unidos e China, mas novas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltaram a gerar incerteza para o setor de soja. O vencimento julho caiu 3,50 cents (0,42%) e fechou a US$ 8,27 por bushel. Donald Trump confirmou que o vice-primeiro-ministro da China irá aos Estados Unidos nesta semana. A porta-voz da Casa Branca, por sua vez, afirmou que a China deu sinais de que deseja chegar a um entendimento bilateral.

Quanto a um acordo, Donald Trump não deu certeza. As conversas entre os dois países serão retomadas nesta quinta-feira (09/05), um dia antes da elevação de tarifas norte-americanas impostas a alguns produtos chineses. Na terça-feira (07/05), os produtores de soja dos Estados Unidos pediram ao presidente Donald Trump para não avançar com uma ameaça de aumento de tarifa sobre produtos chineses no fim desta semana, pois afirmam que não podem suportar novas retaliações de seu maior cliente no exterior. Segundo eles, os agricultores estão em uma situação desesperadora.

Os produtores de soja contam com uma resolução para as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China para impulsionar as exportações e os preços da soja. Nos Estados Unidos, a previsão de chuva nesta semana em todo o cinturão produtor também preocupa, em meio ao risco de que o plantio do milho não seja concluído na janela ideal e que possa ocorrer uma migração de área do cereal para a soja. Os investidores também começam a se preparar para o relatório mensal de oferta e demanda que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgará na sexta-feira (10/05), o primeiro deste ano com projeções para a safra 2019/2020. No Brasil, as projeções de safra seguem aumentando.