ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Mai/2019

Chicago fecha em baixa pelo sexto pregão seguido

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa pelo sexto pregão consecutivo nesta sexta-feira (03/05). O desempenho da oleaginosa vem refletindo a perspectiva de menor demanda da China por causa dos surtos de peste suína africana no país. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que destinos não revelados cancelaram compras de 242.100 toneladas de soja norte-americana na semana passada.

Como "destinos não revelados" geralmente significam China, os cancelamentos mostram que a doença está realmente afetando a demanda chinesa por grãos para ração animal. O vencimento julho cedeu 1,00 cent (0,12%) e fechou a US$ 8,42 por bushel. Nas últimas seis sessões, o contrato acumula perda de 3,5%. Na sexta-feira (03/05), o USDA informou que exportadores relataram vendas de 293.922 toneladas de soja para o México, com entrega prevista para o ano comercial 2019/2020.

Os dados impediram uma queda mais acentuada, mas não foram suficientes para impulsionar os contratos do grão. As perdas também foram limitadas pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras da commodity. O mercado parece estar sobrevendido e atingiu mais durante o pregão nova mínima de US$ 8,40 por bushel, o que pode estimular uma correção técnica nas próximas sessões.