ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mai/2019

Chicago fecha em baixa com fracas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (02/05), após dados de vendas externas dos Estados Unidos que vieram abaixo da expectativa do mercado. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 313.400 toneladas de soja da safra 2018/2019 na semana encerrada no dia 25 de abril.

O volume representa queda de 47% ante a semana anterior e de 61% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2019/2020, foram vendidas 23.500 toneladas. O vencimento julho do grão recuou 8,50 cents (1%) e fechou a US$ 8,43 por bushel. O USDA informou também que destinos não revelados cancelaram compras de 242.100 toneladas de soja na semana passada. Como "destinos não revelados" geralmente significam China, os cancelamentos mostram que os surtos de peste suína africana estão realmente afetando a demanda chinesa por grãos para ração animal.

O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras da commodity, também pesou sobre os negócios. Além disso, o mercado foi pressionado pela queda do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.