ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Abr/2019

Chicago fecha em baixa acompanhando o trigo

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (22/04). As perdas foram influenciadas pelo desempenho do trigo, que levou fundos que investem em commodities a liquidar posições. O vencimento julho da soja perdeu 3,50 cents (0,39%) e fechou a US$ 8,90 por bushel. A perspectiva de menor demanda da China por causa dos surtos de peste suína africana no país asiático também vem pesando sobre os negócios.

A doença está reduzindo significativamente o plantel de suínos da China e a necessidade chinesa de soja para ração animal. Dados publicados na última sexta-feira (19/04) mostraram que fundos de investimento aumentaram em 31% suas apostas na queda das cotações de soja na semana encerrada no dia 16 de abril. De acordo com a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a posição líquida vendida de fundos de investimento passou de 70.734 para 92.744 lotes. Dados de exportação dos Estados Unidos também pressionaram o mercado.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 382.298 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada, redução de 19,7% ante a semana anterior. A queda foi limitada pelo fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é umas das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.