19/Dec/2025
A Previsão Subjetiva de Safra (PSS) e o Boletim Conjuntural divulgados nesta quinta-feira (18/12) pelo Departamento de Economia Rural (Deral/Seab) apontam que o milho foi a cultura que mais avançou no Paraná, sustentado pela forte demanda interna e pelo dinamismo na cadeia de proteínas. Os dados mostram estabilidade nas áreas de milho safra de verão (1ª safra) e confirmam, na 2ª safra, a consolidação do grão como cultura em expansão.
O milho da safra de verão (1ª safra 2025/2026) apresenta desempenho promissor, beneficiado por seu ciclo mais extenso e maior capacidade de resposta às condições climáticas, o que reforça a perspectiva de resultados acima da média. A tendência apontada é de fortalecimento contínuo do milho, que deve se firmar, nos próximos anos, como a principal cultura do Paraná em volume produzido, aproximando-se e até superando a soja, que segue como base da 1ª safra. As estimativas preliminares indicam crescimento próximo de 1% na área de milho da 2ª safra de 2026, que deve alcançar cerca de 2,84 milhões de hectares, novo recorde estadual.
A produção é estimada em aproximadamente 17,4 milhões de toneladas, volume elevado, ainda que inferior ao da safra excepcional do ciclo anterior, de 17,63 milhões de toneladas. O resultado final dependerá do desempenho da soja nas próximas semanas, especialmente no oeste do Estado, já que o bom andamento da colheita contribui para o melhor aproveitamento da janela de plantio do milho. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.