28/Nov/2025
A Pepsico Latam lançou um programa, em parceria com a Milhão e com a Griffith Foods, que terá como foco inicial a produção sustentável do salgadinho Doritos, feito com milho. O projeto começa com sete agricultores todos conduzindo suas lavouras a partir de práticas de agricultura regenerativa. O programa foi desenhado para apoiar o produtor desde o início da adoção das técnicas, reduzindo riscos e oferecendo suporte técnico direto. A empresa vai apoiar o produtor na aplicação dessas práticas e está definindo os indicadores para contabilizar o impacto positivo no campo. Esses indicadores, ainda em fase de elaboração, vão medir melhorias em captura de carbono, saúde do solo e outros elementos de desempenho ambiental.
A clareza sobre o retorno dessas práticas será essencial para construir confiança ao longo da cadeia. A expectativa é melhorar o engajamento do produtor, porque ele será beneficiado pelo impacto. O principal obstáculo para a expansão da agricultura regenerativa é o risco operacional percebido pelo produtor rural. Muitos agricultores hesitam em alterar sistemas de produção consolidados sem garantias de suporte ou compartilhamento de riscos. A dificuldade de escalar agricultura regenerativa é o risco que ele tem medo de correr. Com o novo programa, a Pepsico busca não apenas reduzir as emissões de sua cadeia de suprimentos, mas também estabelecer um modelo replicável para outras culturas e regiões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.