ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Nov/2025

BAB: liquidação física de derivativo agrícola no Brasil

O Balcão Agrícola do Brasil (BAB), que neste ano começou a operar o primeiro, e único até agora, instrumento de hedge para grãos com liquidação física no interior do Brasil, realizou sua primeira liquidação. Foram 1,8 mil toneladas de milho entregues no transbordo da Rumo Logística em Rondonópolis (MT), referentes ao contrato de derivativo a termo de milho com período de entrega em outubro. Foi também a primeira a liquidação física de derivativo agrícola de grãos no País em mais de 15 anos. Há previsão de que em novembro outras 9 mil toneladas, referentes a outros 15 contratos de milho, sejam entregues em Rondonópolis. Os contratos são padronizados e negociados em Reais, o que ajuda a mitigar os riscos de câmbio e prêmios envolvidos nas negociações na Bolsa de Chicago.

Criada pelo norte-americano Eric Cardoni, ex-diretor da área de grãos da Louis Dreyfus Company, o BAB tem outros pontos de entrega de grãos no Brasil, em Rio Verde (GO), e Maringá e Londrina, no norte do Paraná. Após um atraso no início da operação, apresentada à imprensa no fim do ano passado, mas efetivada somente em setembro, em virtude do processo de autorização e conexão dos sistemas dos participantes, como tradings e outras comercializadoras de grãos, ao da empresa, o BAB espera movimentar contratos equivalentes a uma média de 400 mil toneladas por mês em 2026. Para o ano que vem, também estão previstos novos contratos para mais produtos, como óleo de soja, e mais praças para liquidação física dos produtos.

Todos os meses têm aumentado o número de participantes autorizados. É uma boa ferramenta de gestão de risco para o agronegócio brasileiro. Entre os participantes autorizados a operar pelo BAB, segundo o site da empresa, estão a própria Dreyfus, Cofco, Olam, Brasilagro e outras empresas. Diferentemente dos derivativos de grãos oferecidos atualmente no Brasil, liquidados financeiramente, os derivativos do BAB permitem a liquidação de contratos de soja e milho por entrega física, ou seja, com entrega do produto físico ao fim do contrato, em local e condições previamente definidas. Essa característica contribui para a formação de preços regionais e o desenvolvimento de mercados locais de grãos. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.