ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Nov/2025

PR: tempestades afetaram as lavouras da 1ª safra

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral/Seab), as tempestades que atingiram o Estado provocaram estragos nas lavouras de milho safra de verão (1ª safra 2025/2026). As operações de plantio ainda pendentes estão momentaneamente interrompidas. Há relatos de perdas totais em lavouras de milho em lugares pontuais, mas a estimativa mais precisa será obtida ao longo da semana. O plantio, por sua vez, encontra-se concluído, com 100% da área prevista semeada.

Ainda, 1% das lavouras estão em fase de germinação e 97% em desenvolvimento vegetativo. Em sua maioria, as condições são boas (94%), com 6% em condição média. As lavouras apresentam desenvolvimento dentro do esperado. Os temporais da sexta-feira (07/11) atingiram principalmente o oeste, o centro-sul e o sudoeste do Estado. Em Rio Bonito do Iguaçu, um tornado de nível 3 destruiu 90% da área urbana, com danos a residências, comércios e prédios públicos.

O governador decretou estado de calamidade no município e homologou decretos de emergência em outras 33 cidades afetadas. Entre os municípios em emergência estão Alto Piquiri, Cambé, Santa Helena, Roncador e Araruna, entre outros. Com os decretos, os produtores podem acessar recursos do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) e linhas de crédito do BRDE voltadas à recomposição de lavouras e estruturas danificadas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.