ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Oct/2025

MT: atraso nas chuvas pode impactar 2ª safra 2026

Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o atraso na regularização das chuvas em todo o estado de Mato Grosso tem sido motivo de preocupação para os produtores rurais. A falta de precipitações contínuas limita o ritmo das operações de plantio em campo e amplia o risco de falhas de estande, necessidade de replantio e pressão da janela para a 2ª safra de milho de 2026. A regularização das precipitações é decisiva para acelerar o plantio e resguardar a janela da safra do milho, cultura que ganha cada vez mais espaço na produção estadual.

Um dos desafios é a possível queda de produtividade, provocada pela falta de chuva. Em um ano de margens pressionadas e com menos espaço para investimentos, é preciso atenção aos efeitos financeiros que afetam os produtores, especialmente com a necessidade de replantio. A Aprosoja MT segue acompanhando o avanço da semeadura e reforçando a necessidade de condições de crédito compatíveis com as dificuldades enfrentadas no campo, a fim de mitigar perdas em cenários desafiadores e preservar a viabilidade econômica dos produtores. O cenário tem sido desafiador nas diferentes regiões do Estado. O andamento do plantio chegou a 21%, porém há muitas previsões de chuva que não tem se confirmado.

Havia uma expectativa de aceleração de plantio já após a segunda quinzena de setembro, mas as chuvas ainda não regularizaram até agora, ou seja, mesmo com esse plantio em andamento, havia lugares que estavam há mais de 10 dias sem chuvas, o que pode causar deficiência no estande de plantas, uma má distribuição de plantio ou replantio, que ainda não é possível mensurar. Tem sido um plantio desafiador esse ano, porque apesar do ritmo acelerado, as chuvas ainda precisam se regularizar para ter uma maior segurança. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.