ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Sep/2025

Etanol de Milho: Grupo Sada investe em usinas flex

O grupo Sada, de Minas Gerais, especializado em logística e transporte de veículos, está investindo R$ 1,1 bilhão na conversão de duas usinas que hoje processam cana-de-açúcar para operar também com milho na produção de etanol. As unidades ficam em Montes Claros de Goiás (GO) e Jaíba (MG). A ideia de migrar para o milho é ser um player mais relevante e ter um custo de produção muito mais competitivo. Do investimento, 30% virão de recursos próprios e 70% via crédito, incluindo linhas do Fundo Clima do BNDES. A empresa também avalia emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Deixar as usinas apenas na cana-de-açúcar seria um risco maior do que investir. O futuro vai nessa direção. A diversificação para o agronegócio começou nos anos 2000, com florestas plantadas e plantações de cana-de-açúcar. O agronegócio representa hoje cerca de 10% da receita do grupo, que não divulga faturamento. Com as usinas operando também milho, a meta é alcançar 25% nos próximos anos. As unidades devem ter capacidade instalada para 360 milhões de litros anuais, frente aos atuais 100 milhões de litros. Em Goiás, um terço da obra já está concluída e a operação deve começar em agosto de 2026. Em Minas Gerais, o projeto aguarda licenciamento para início em 2027.

Sem produção própria de milho, a Sada iniciou em setembro encontros com agricultores de Goiás, Mato Grosso e Bahia para firmar parcerias. O primeiro evento ocorreu em Rio Verde (GO), e novos encontros estão previstos para Jaíba e Montes Claros de Goiás. Para garantir oferta contínua, serão construídos silos de 160 mil toneladas em Goiás e 120 mil toneladas em Minas Gerais. A comercialização do etanol ficará a cargo da Sada Combustíveis, distribuidora com 11 bases em nove Estados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.