ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Aug/2025

Futuros avançam com compras de oportunidade

Os futuros de milho fecharam em alta nesta quarta-feira (13/08) na Bolsa de Chicago. Os compradores foram atraídos pelos preços mais baixos do grão, após o mercado ter recuado mais de 3% na sessão anterior e ficado abaixo de US$ 4,00 por bushel. O vencimento dezembro do grão subiu 2,75 cents (0,70%), e fechou a US$ 3,97 por bushel. Na terça-feira (12/08), os contratos foram pressionados por uma projeção de safra nos Estados Unidos que veio muito acima da expectativa de analistas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aumentou significativamente sua projeção de colheita, de 398,93 milhões de toneladas para 425,26 milhões de toneladas.

A área plantada passou de 38,53 milhões de hectares para 39,38 milhões de hectares, enquanto a produtividade foi elevada de 11,36 para 11,85 toneladas por hectare. A projeção de estoques finais no país passou de 42,17 milhões de toneladas para 53,77 milhões de toneladas. Dados de produção e estoques de etanol nos Estados Unidos também deram algum suporte aos preços. No país, o biocombustível é feito principalmente com milho.

De acordo com a Administração de Informação de Energia, a produção média de etanol foi de 1,093 milhão de barris por dia na semana encerrada em 8 de agosto. O volume ficou acima do teto das estimativas de analistas. Os estoques somaram 22,6 milhões de barris. Os ganhos, porém, foram limitados pela entrada da safra brasileira no mercado de exportação e pelo enfraquecimento do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol. De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deverá embarcar 7,97 milhões de toneladas de milho em agosto, aumento de 24,1% frente a igual mês do ano passado.