13/Jun/2025
A Ultracargo finalizou a construção de um desvio ferroviário que conecta o Opla, maior terminal independente de etanol do Brasil, em Paulínia (SP), ao terminal da companhia em Rondonópolis (MT). A nova estrutura, cujo investimento soma R$ 200 milhões desde 2023, permitirá o escoamento do etanol de milho produzido na Região Centro-Oeste e o envio de derivados de petróleo para abastecer o maquinário do agronegócio da região. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol de milho, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Na safra 2024/2025, a produção nacional cresceu cerca de 30%. Somente o estado de Mato Grosso alcançou 6,70 bilhões de litros de etanol, sendo 5,62 bilhões provenientes do milho, crescimento de 17% em relação à safra anterior e acima da média nacional de crescimento (3,65%). Para sustentar esse crescimento, é fundamental investir em infraestrutura logística e de armazenagem, especialmente entre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde a ferrovia se consolida como o modal mais eficiente e ambientalmente responsável. Conectado à malha ferroviária da Rumo, o desvio construído pela companhia tem 4,4 Km de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga.
O transporte será realizado por composições de até 80 vagões, com trens carregados tanto na ida quanto na volta. A operação terá capacidade de tancagem estática de 180 mil m³, e poderá movimentar até 6 milhões de metros cúbicos de produtos por ano, sendo 3 milhões de m³ de etanol e 3 milhões de m³ de derivados. Além do desvio em Paulínia, estão previstas para 2025 a entrega de um novo trecho de linhas férreas e a expansão da capacidade de armazenagem em Rondonópolis (MT), assim como a expansão em Santos (SP) e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO), que fortalecerá a logística de combustíveis no Arco Norte. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.