ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/May/2025

MS: início da colheita da 2ª safra de milho de 2025

Segundo o boletim do Projeto Siga-MS da Aprosoja-MS, a colheita do milho 2ª safra de 2025 teve início em pontos isolados de Mato Grosso do Sul, com destaque para municípios da região sul como Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Bonito. O plantio foi concluído com duas semanas de antecedência em relação ao ciclo anterior e todas as regiões do Estado apresentam lavouras entre os estádios vegetativo e reprodutivo. As condições das lavouras são predominantemente boas nas regiões nordeste, norte, oeste, centro e sudoeste, com índices que variam de 77,3% a 95,3%.

Nessas mesmas regiões, a classificação regular vai de 0,1% a 16,4% e a ruim, de 0% a 9,7%. Nas regiões sudeste, sul-fronteira e sul, o cenário é menos favorável: as lavouras em boas condições representam de 60,8% a 73,8%, enquanto as regulares chegam a 26,8% e as ruins, a 18,5%. A classificação da qualidade das lavouras considera critérios como presença de pragas, falhas de estande, desfolhamento, enrolamento e amarelamento de folhas. Lavouras boas são aquelas sem sinais significativos de estresse ou comprometimento produtivo.

A área plantada foi estimada em 2,1 milhões de hectares, com produtividade média esperada de 80,8 sacas de 60 Kg por hectare. A produção total pode alcançar 10,2 milhões de toneladas, crescimento de 20,6% frente à safra passada, mesmo com variações nas condições regionais. Em alguns municípios da região sul do Estado, como Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Bonito, já foi possível observar o início da colheita do milho 2ª safra de 2025. O pico da colheita deve ocorrer em julho, com trabalhos se estendendo até o fim de agosto.

No mercado físico, o milho está cotado a R$ 53,53 por saca de 60 Kg em média no Estado, enquanto a da soja está em R$ 115,02 por saca de 60 Kg. As condições meteorológicas indicam instabilidade nas regiões sul, sudeste e sudoeste, com previsão de chuvas fracas a moderadas e possibilidade de tempestades localizadas. A chegada de uma frente fria poderá provocar acumulados superiores a 40 mm em 24 horas e queda de temperatura entre 5°C e 10°C, especialmente na metade sul do Estado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.