ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/May/2025

Futuros do milho em alta acompanhando o trigo

Os futuros de milho fecharam em alta nesta terça-feira (20/05) na Bolsa de Chicago, influenciados pelo desempenho do trigo. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal. O mercado também foi impulsionado por um movimento de cobertura de posições vendidas. Levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que fundos de investimento passaram a apostar na queda dos preços de milho na Bolsa de Chicago. Na semana encerrada em 13 de maio, a posição líquida desses agentes passou de comprada em 29.019 lotes para vendida em 64.272 lotes.

Esta é a primeira vez que fundos ficam com saldo vendido desde outubro, o que desencadeou recompras de contratos. O vencimento julho do milho subiu 7,00 cents (1,56%), e fechou a US$ 4,54 por bushel. A demanda pelo grão norte-americano continua forte e isso também vem dando suporte às cotações. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 1,72 milhão de toneladas de milho foram inspecionadas para exportação em portos do país na semana até 15 de maio, aumento de 32,2% ante a semana anterior.

No ano comercial 2024/225 até agora, o volume inspecionado de milho totaliza 45,5 milhões de toneladas, 29% mais do que em igual período do ciclo anterior. A alta foi limitada pelo rápido avanço do plantio nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a semeadura no país estava 78% concluída no dia 18 de maio, ante 67% em igual período do ano passado e 73% na média dos cinco anos anteriores. Na semana, o avanço foi de 16%. Em Iowa, o principal Estado produtor, o plantio estava em 91%, ante 75% no ano passado e 85% na média.