ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/May/2025

Futuros do milho em alta acompanhando petróleo

Os futuros de milho fecharam em leve alta nesta terça-feira (06/05) na Bolsa de Chicago. Os ganhos foram sustentados pelo forte avanço do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O vencimento julho do cereal ganhou 1,25 cent (0,28%), e fechou a US$ 4,55 por bushel.

A alta foi limitada pelo rápido progresso da semeadura nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o plantio alcançou 40% da área total prevista até o dia 4 de maio, em comparação a 35% um ano antes e 39% na média de cinco anos. O restante da semana deve apresentar condições favoráveis para os trabalhos no Meio Oeste, devido à baixa probabilidade de chuvas. A expectativa de uma 2ª safra de 2025 volumosa no Brasil também impediu uma alta mais acentuada dos preços.

A consultoria Céleres elevou sua estimativa para a produção da 2ª safra de 2025 para 107,2 milhões de toneladas, de 101,1 milhões de toneladas anteriormente. O novo volume representa aumento de 6% em relação à safra passada. A alta do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, foi outro fator baixista para os preços.