ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Oct/2024

Futuros do milho em alta acompanhando o trigo

Os futuros de milho fecharam em alta nesta quarta-feira (02/10) na Bolsa de Chicago, influenciados pelo desempenho do trigo. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal. A escalada das tensões no Oriente Médio, que impulsiona o petróleo, também deu suporte aos preços do grão. A alta do petróleo melhora a competitividade relativa do etanol, que nos Estados Unidos é feito principalmente com milho.

A queda do dólar ante o real, que tende a desestimular as vendas externas do Brasil, contribuiu para a alta. O vencimento dezembro subiu 3,50 cents (0,82%), e fechou a US$ 4,32 por bushel. Além disso, a SovEcon reduziu de 2,4 milhões para 2,2 milhões de toneladas sua estimativa para exportações russas de milho em 2024/2025. Dados de produção e estoque de etanol nos Estados Unidos vieram dentro da expectativa do mercado.

Segundo a Administração de Informação de Energia do país, a produção média foi de 1,015 milhão de barris por dia na semana encerrada em 27 de setembro, aumento de 2% ante a semana anterior. Os estoques do biocombustível ficaram estáveis, em 23,5 milhões de barris. O avanço da colheita nos Estados Unidos impediu uma alta mais acentuada dos preços. A StoneX estimou a produção de milho no país em 386,65 milhões de toneladas, com rendimento de 11,55 toneladas por hectare. Os números são maiores do que os projetados em setembro pelo USDA, de 385,73 milhões de toneladas e 11,52 toneladas por hectare, respectivamente.