29/Aug/2024
A 3tentos demonstrou otimismo com as oportunidades que a empresa terá com a expansão para o Vale do Araguaia, região na divisa entre Mato Grosso e Goiás. A companhia do segmento de grãos e insumos trabalha na construção de uma indústria de processamento de milho, voltada à produção de etanol e DDG (coproduto do processamento de etanol de milho) na região. A unidade está sendo erguida em Porto Alegre do Norte (MT). O ambiente é favorável, com produtores rurais que estão transformando suas áreas de pastagem em agricultura e se dedicando à evolução do conhecimento e à introdução de novas tecnologias.
A 3tentos está em fase avançada de construção da indústria e já concluiu em torno de 30% da obra. Em janeiro de 2026, o primeiro litro de etanol e o primeiro quilo de DDGS serão produzidos. A empresa destacou o potencial de desenvolvimento do Vale do Araguaia e do médio-norte de Mato Grosso, região considerada uma nova fronteira agrícola do Brasil. Foi ressaltada a importância estratégica da localização, com as rodovias BR-163 e BR-158 como eixos fundamentais para o agronegócio. A industrialização está acontecendo no interior.
A ideia é que cada vez menos grãos precisem ser transportados para os centros consumidores, sendo possível agregar valor no interior, muito próximo à produção. Também foi destacada a importância da sustentabilidade na produção agrícola e na transformação de pastagens degradadas em áreas produtivas. O Brasil tem 177 milhões de hectares de pastagens, dos quais 28 milhões estão degradados. Como parceiros do produtor rural, a empresa quer trazer tecnologia e debater soluções para alcançar as melhores oportunidades e resultados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.