29/Aug/2024
A FS, primeira produtora de etanol do Brasil 100% a partir do milho, aguarda apenas a evolução do marco regulatório para iniciar a operação do primeiro projeto de estocagem de CO² biogênico no País. Recentemente, a FS concluiu com sucesso a fase inicial do projeto de captura e armazenamento de carbono (CCS) em sua planta de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. A FS está animada, investindo bastante tempo e pronta para implementar o projeto.
A tecnologia de estocagem de carbono foi adaptada para o setor de bioenergia com o objetivo de remover e estocar permanentemente o carbono biogênico gerado pela indústria. No caso da planta de Lucas do Rio Verde, para cada tonelada de milho processada, um terço da massa vira etanol, um terço vira produtos para a nutrição animal e um terço é CO2 biogênico do processo fermentativo. O projeto captará 450 mil toneladas de CO2 por ano.
A empresa está pronta para avançar para a fase operacional do projeto, mas aguarda a regulamentação do marco regulatório do CCS, atualmente em discussão no Senado, como parte do Projeto de Lei do Combustível do Futuro. A expectativa é que haja uma regulamentação célere por parte da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), permitindo que a empresa possa operar esse primeiro projeto. O projeto tem o potencial de ser expandido para outras unidades da FS, desde que as formações geológicas sejam adequadas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.