15/Aug/2024
Os futuros de milho fecharam em alta nesta quarta-feira (14/08) na Bolsa de Chicago. Traders aproveitaram os preços mais baixos da commodity para recomprar contratos, após o mercado ter caído em cinco dos seis pregões anteriores e ficado abaixo de US$ 4,00 por bushel. O vencimento dezembro do grão subiu 3,50 cents (0,88%), e fechou a US$ 4,00 por bushel.
Dados de produção e estoques de etanol nos Estados Unidos também deram suporte aos preços. No país, o biocombustível é feito principalmente com milho. De acordo com a Administração de Informação de Energia, a produção média de etanol foi de 1,072 milhão de barris por dia na semana encerrada em 9 de agosto, aumento de 0,5% ante a semana anterior. Os estoques do biocombustível caíram 1,7%, a 23,4 milhões de barris.
As condições climáticas são favoráveis em boa parte das áreas centrais e do leste do Meio Oeste, mas há expectativa de tempo quente e seco avançando por áreas do sul. As lavouras no sul das Grandes Planícies passam por estresse, e isso deve se expandir pelo cinturão de milho nas próximas duas semanas, com temperaturas acima da média no restante das Grandes Planícies e parte do leste do Meio Oeste. Até lá, as chuvas no leste parecem favorecer um forte desenvolvimento da safra.