ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jun/2024

Futuros do milho caem com ampla oferta do Brasil

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta quinta-feira (20/06) na Bolsa de Chicago. O mercado foi pressionado pelo avanço da colheita da 2ª safra de 2024 no Brasil, que deve resultar na entrada de um grande volume de milho no mercado de exportação. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) informou que o Brasil deverá embarcar 1,021 milhão de toneladas de milho em junho.

O vencimento dezembro do grão caiu 11,00 cents (2,35%), e fechou a US$ 4,56 por bushel. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita da 2ª safra de 2024 no Brasil atingia, no dia 16 de junho, 13,1% da área, avanço de 5,6% em relação à semana passada e de 7,8% ante igual período do ano passado. Mato Grosso está com a colheita mais adiantada, com 18,1% da área colhida.

Na Argentina, segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a colheita de milho alcançou 49,3% da área apta na última semana, avanço de 9% pontos porcentuais ante a semana anterior. O rendimento médio nacional está em 7.070 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 46,5 milhões de toneladas. Dados mostraram aumento da produção e dos estoques de etanol nos Estados Unidos. No país, o biocombustível é feito principalmente com milho

De acordo com a Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos, a produção média de etanol foi de 1,057 milhão de barris por dia na semana encerrada em 14 de junho. O volume representa alta de 3,3% ante a semana anterior e ficou acima do teto das estimativas de analistas. Os estoques do biocombustível subiram 1,7%, para 23,6 milhões de barris, e superaram o teto das previsões.