ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jun/2024

Futuros do milho em baixa acompanhando o trigo

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta segunda-feira (17/06) na Bolsa de Chicago, influenciados pelo desempenho do trigo. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal. A alta do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas do Brasil, também pressionou as cotações. O vencimento dezembro do milho perdeu 7,25 cents (1,54%), e fechou a US$ 4,63 por bushel.

O avanço da colheita da 2ª safra de milho de 2024 no Brasil foi outro fator baixista para os preços. Segundo a AgRural, os trabalhos alcançavam, no dia 13 de junho, 21% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, em comparação com 10% na semana anterior e 5% um ano atrás. O percentual é o mais alto para esta época do ano desde 2013, quando a AgRural começou a fazer levantamentos semanais de colheita para a 2ª safra.

O tempo mais quente e seco da semana passada acelerou a perda de umidade dos grãos, dando impulso aos trabalhos, que já vinham bem embalados em virtude do plantio antecipado e do encurtamento do ciclo das lavouras em algumas áreas. Dados de inspeção de embarques dos Estados Unidos também pesaram sobre as cotações. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 1,287 milhão de toneladas de milho foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 13 de junho, recuo de 4% ante a semana anterior.