03/May/2024
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos publicou, no dia 30 de abril, diretrizes para determinar quem poderá se qualificar para subsídios na fabricação de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). O governo divulgou também a versão modificada do modelo conhecido como Greet, que é usado para medição de emissões de gases do efeito estufa. o Greet será uma das metodologias utilizadas para definir quais matérias-primas poderão ter subsídios na fabricação de SAF. O anúncio era bastante aguardado por fabricantes de etanol de milho. De acordo com as diretrizes e a versão modificada do modelo Greet, a matéria-prima será elegível para os créditos fiscais, contanto que tenha origem em propriedades que adotem práticas agrícolas inteligentes para o clima. Fabricantes de SAF poderão receber um crédito fiscal de US$ 1,25 a US$ 1,75 por galão, se comprovarem que a emissão de gases do efeito estufa é pelo menos 50% menor do que a de combustíveis de aviação derivados de petróleo.
No caso do etanol de milho e do biodiesel de óleo de soja, os subsídios estarão condicionados a certas práticas agrícolas inteligentes para o clima. O anúncio é um passo importante, pois reconhece o importante papel que os agricultores podem desempenhar na redução das emissões de gases do efeito estufa, e começa a recompensá-los por meio dessa contribuição na produção de novos combustíveis. O governo Joe Biden, ao emitir orientações sobre a produção de combustível limpo para aviação, abre caminho para os produtores de etanol de milho nos Estados Unidos lucrarem com o novo mercado. A aviação comercial dos Estados Unidos consome cerca de 10% de toda a energia de transporte e gera 2% da poluição por dióxido de carbono do país. O crédito fiscal fornece incentivos para a produção de SAF, que alcança uma redução de pelo menos 50% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com o combustível para jatos à base de petróleo. Fontes: Broadcast Agro e Bloomberg. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.