ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Mar/2024

Futuros do milho têm altas acompanhando o trigo

Os futuros de milho reverteram perdas iniciais e fecharam em leve alta na sexta-feira (08/03) na Bolsa de Chicago. O mercado foi influenciado em parte pelo desempenho do trigo. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal. O vencimento maio do milho ganhou 1,75 cent (0,40%), e fechou a US$ 4,39 por bushel.

A previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para estoque global veio abaixo do esperado e deu algum suporte aos preços. A agência reduziu sua estimativa de 322,06 milhões de toneladas para 319,63 milhões de toneladas. Segundo analistas, a redução foi motivada por uma melhor expectativa de demanda. A alta foi limitada por dados de estoque nos Estados Unidos que vieram acima do esperado.

O USDA manteve sua estimativa para as reservas domésticas em 55,17 milhões de toneladas. As estimativas para a produção no Brasil e na Argentina ficaram acima da expectativa e pesaram sobre as cotações. A safra brasileira de milho foi mantida em 124 milhões de toneladas. A expectativa para a produção de milho na Argentina foi elevada de 55 milhões de toneladas para 56 milhões de toneladas.

A ampla oferta dos Estados Unidos e as boas condições para a safra da Argentina foram outros fatores baixistas. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a parcela da safra em condição entre normal e excelente é de 87%, sem variação ante a semana anterior. O rendimento médio nas áreas já colhidas está em 8.530 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 56,5 milhões de toneladas.